quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Distúrbios Alimentares



Distúrbios Alimentares

Lembra aquela história de que tudo em excesso faz mal? Até água, até alface? Esses exemplos, de coisas aparentemente impossíveis de causar mal só servem para atestar que é pura verdade. Tudo o que é desmedido nos prejudica. E na lista de coisas que a gente pensa que só pode fazer bem está o zelo com a saúde.

Quando a obsessão por alimentos saudáveis perde a medida, pode até virar um transtorno, a ortorexia. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa come, mas fica tão obcecada com a alimentação saudável que chega a ter desnutrição. O transtorno foi descrito pela primeira vez pelo médico Steven Bratman, em 1997, e é frequentemente associado a dietas de vegetarianas ou de alimentos crus.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA, os pacientes ortoréxicos consomem apenas alimentos saudáveis e analisam compulsivamente o conteúdo nutricional de tudo que ingerem.

Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer alimento considerado não saudável não é consumido. ”Essas pessoas levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados”, afirma.

Como em outros transtornos alimentares, a ajuda de um profissional de saúde é essencial. Afinal, apesar de pouco conhecida, essa síndrome pode ter o potencial causar sérios danos à saúde. Portanto, permita-se analisar os rótulos dos alimentos, mas quando esse hábito se tornar tão comum, a ponto de você saber as tabelas de cor, fique atenta e deixe o rótulo para lá.

Por Monique dos Anjos